ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ATIVO E PASSIVO

Tempo de leitura: 1 minuto

Com toda certeza diferenciar ativo e passivo é o ponto mais importante na evolução dos conhecimentos financeiros. A geração de ativos é o que diferencia ricos de pobres e as pessoas da classe média. Pessoas ricas e inteligentes financeiramente compram ativos. E não passivos!

ATIVO é tudo aquilo que te trás dinheiro. Ou seja: Põe dinheiro no seu bolso!

PASSIVO é tudo que te tira dinheiro. Ou seja: Deixa você mais pobre!

Parece simples. Porém, são pouquíssimas as pessoas que geram ativos para pagar por seus passivos. Essa seria a forma mais lógica.

Vejamos uma forma hipotética de exemplificar:

Quero comprar um carro cujo valor é de R$80.000,00 reais.

sports-car-1374425_1920

O que a maioria das pessoas faria seria acumular o valor ou até mesmo financiar o bem diretamente. Esse carro entra na minha coluna de passivos. Pois tira dinheiro do meu bolso.

Depois de algum tempo esse mesmo carro se deprecia e por final tenho menos dinheiro de quando o comprei. Fiquei mais pobre!

Entenda que é possível ter os dois, ter o carro e ser mais próspero. Uma ótima maneira de gerar riqueza e ao mesmo tempo usufruir de uma compra seria: Comprar uma sala comercial por volta do valor do carro ou até mesmo criar uma carteira de investimentos que gere no mínimo o valor do parcelamento do carro.

Assim seu ativo compra seu passivo e no final o carro sai por conta desse mesmo ativo gerado por você. A sala comercial continua lá, gerando o valor residual. Lembrando que esta situação é apenas um exemplo. Podemos ter ações muito mais refinadas para conquistar um bem gerando ativos sólidos. Diferenciar ativo e passivo realmente é um assunto que vale ir mais a fundo.

Comente abaixo o que você achou do artigo e se ele realmente gerou valor para você.

VIVA COM EXCELÊNCIA!

José Roberto Romualdo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *