Negócio Próprio ou Investimento, Saiba Qual é o Melhor

Tempo de leitura: 4 minutos

>> Se você quiser ouvir esse material, ou fazer download do áudio, ACESSE AQUI!

O que representa mais a riqueza? Negócios próprios ou investimentos? Qual opção te levaria a uma vida mais próspera e feliz?

Saiba mais sobre esses conceitos aqui neste conteúdo. Leia!

Quantas oportunidades de investimentos financeiros existem no mundo de hoje! É normal que existam dúvidas sobre qual alternativa é a melhor. Muitos dos meus coaches e alunos, preparando-se para sair do nível três inteligência financeira (zona de conforto), fazem esse questionamento.Ter seu negócio próprio ou investir?  

Qual caminho tomar para ampliar seus rendimentos e dar mais um passo rumo à riqueza e a liberdade financeira? Aqui nesse conteúdo, eu vou explorar como funciona cada uma das alternativas e te ajudar a responder esses questionamentos. Vamos lá?

Negócios próprios ou investimentos?  

Como eu disse antes, existem um amplo leque de opções de como investir seu dinheiro. Elas são separadas, basicamente, em dois tipos: as de baixo risco e as de alto risco. Poupança, fundos de renda fixa, títulos públicos são exemplos de investimentos que possuem um retorno consistente e muito seguro. Em compensação, a rentabilidade é mais baixa.

Já os investimentos de alto risco, como ações, derivativos e câmbio, sugerem rendimentos mais altos e mais atraentes, no entanto, não oferecem segurança ou garantia da operação.

Existem pessoas que pensam em ter uma carteira de investimentos apenas para conquistar o sonho de abrir seu próprio negócio. Liberdade, poder de decisão e autonomia são algumas das principais motivações de quem almeja essa posição.

Claro que como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens. Quem acredita que pode ser dono do próprio negócio é sinônimo de trabalhar menos e ficar rico facilmente pode sofrer algumas frustrações. A responsabilidade aumenta, a carga de trabalho é mais longa e é bem difícil de tirar férias no início do negócio.

Em contrapartida, investir dinheiro na construção de um negócio próprio rende mais do que qualquer aplicações financeiras existente.

Então, qual o melhor caminho?

Os dois caminhos são oportunidades de alcançar um nível de inteligência financeira mais alto e alcançar o patamar ideal, quando você é seguro e liberto e possui uma vida livre e inabalável. A escolha depende do seu perfil e dos seus valores.  Por isso, é fundamental possuir um grau elevado de autoconhecimento e refletir se você possui perfil empreendedor ou não. Uma pergunta guia para essa questão é: você toparia priorizar o seu lado profissional em detrimento do pessoal?!

Eu sempre digo que é muito importante fazer uma reflexão profunda e colocar todos os fatores na balança. Afinal, administrar o seu negócio próprio, exige mais tempo e dedicação do que gerenciar as suas aplicações financeiras.

Porém, você deve conhecer mais pessoas que ficaram ricas construindo seu próprio negócio do que ganhando dinheiro com investimentos. Dá uma olhadinha na lista das pessoas mais ricas do mundo. A grande maioria são sócios de grandes empresas ou herdeiros.

E que tal levar dois com preço de um?

Segundo a teoria do quadrante do fluxo de caixa”,  defendida por Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico e Pai Pobre, existem quatro posições financeiras (empregado, autônomo, dono de uma empresa e investidor) e há possibilidade REAL de mudar de um quadrante para o outro.

O investidor é aquela pessoa que já têm uma quantidade substancial de dinheiro para aplicar em algum negócio e continuar crescendo – obtendo a liberdade financeira e o tempo flexível. Por isso, a terceira opção é voltada para esse perfil. É ser dono de uma empresa por meio de ações e receber uma parte dos lucros – na forma de dividendos.

Ou seja, no final, você pode ter seus negócios próprios, ter aplicações financeiras ou ainda investir em uma empresa já construída e obter uma participação dos seus lucros.

Gostou das alternativas? Guarde-as na sua memória. Vamos conversar mais sobre elas e como são importante na conquista da sua verdadeira liberdade financeira.

Comente aqui abaixo e me fale o que achou deste conteúdo. Caso queira se aprofundar baixe meu livro gratuito sobre Como Conquistar Liberdade e Segurança Financeira. E conte sempre comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *