O Maior Erro Dos Pobres – Não Faça Isso!

Tempo de leitura: 5 minutos


Se você quiser ouvir esse material, ou fazer download do áudio, ACESSE AQUI!


Você sabe em qual posição financeira está? E sente-se satisfeito nesta posição? Se não, saiba que pode você pode migrar da posição atual. A possibilidade de ser próspero está ao seu alcance.

Gostaria de começar esse texto com uma pergunta: você está satisfeito com a sua vida financeira? Acha que as coisas estão bem, está confortável com a sua rotina e com o seu salário no final do mês? Se sim, ótimo. Mas desconfio que, se você está aqui, é porque a resposta possivelmente é não.

Fique tranquilo. No final do conteúdo, prometo que você terá mais conhecimento de algumas ferramentas que irão transformar a sua realidade, e te tornarão uma pessoa mais feliz e com capacidade de conquistar tudo o que gostaria. Ou seja, alguém rico e próspero!

Antes de começarmos, preciso citar um autor de grande sucesso mundial. O seu nome é Robert Kiosaky e ele escreveu um best-seller chamado “Pai rico, Pai pobre”. Você já deve ter ouvido falar. É um livro muito interessante e, como coach financeiro e empresário, eu recomendo a leitura.

No entanto, aqui nesse texto, vamos conversar especificamente sobre a continuação escrita pelo Robert, um material chamado “Quadrante do fluxo de caixa”, um guia para você obter a sua liberdade financeira. Você está familiarizado com o conceito?

Hoje, iremos aprender mais sobre esse conceito, explicar quais as quatro posições financeiras existentes e a possibilidade REAL de mudar a sua realidade atual e mudando de um quadrante para o outro.

Vamos lá?

Em qual quadrante financeiro você está?

A teoria do Robert explica que existem quatro quadrantes:

E: Empregado, a pessoa que tem um emprego;

A: Autônomo, o profissional liberal, dono de um pequeno negócio;

D: Dono de Um negócio, dono de uma empresa que possui uma boa gestão e anda com suas próprias pernas;

I:  Investor, como o próprio nome diz, o investidor.

Vale a pena ressaltar que todos os quatro possuem vantagens e desvantagens. Você pode tornar-se uma pessoa rica permanecendo em qualquer um deles. No entanto, atingir uma vida próspera é mais fácil se estiver nos quadrantes D e I.

Aqui, é importante que você descubra em qual quadrante financeiro está. Para te ajudar nessa definição, vou falar rapidamente de cada um deles:

E: para as pessoas que são empregadas, e estão no quadrante E, a prioridade é segurança por meio de um salário fixo mensal. Essa estabilidade é mais importante do que sua liberdade financeira;

A: por outro lado, Autônomo, ou profissional liberal, prioriza a liberdade. Detestam a possibilidade de ter um chefe e a independência é a sua prioridade máxima;

B: o empresário proprietário de uma empresa, que possui gestão e anda com suas próprias pernas. É dono de um sistema, onde as pessoas executam o trabalho. Obter a liberdade financeira e ter tempo flexível é a sua maior motivação.

I: o investidor é aquela pessoa que já têm uma quantidade substancial de dinheiro para investir em algum negócio e continuar crescendo com a renda passiva gerada por sua colunas de ativos.

E aí, conseguiu identificar qual ou quais quadrantes você está hoje?

Migrando de quadrante: uma possibilidade real

Como você deve ter percebido, estar em um quadrante é uma questão de prioridade.

Se o empregado gosta de estabilidade, o autônomo preza pela liberdade. Se o dono do negócio quer ter tempo flexível, o investidor possui a filosofia de que dinheiro produz mais dinheiro e trabalha duro para obter a verdadeira liberdade financeira.

Como eu disse acima, estar do lado esquerdo do quadrante implica ter mais “segurança” (você trabalha para o dinheiro) enquanto estar do lado direito, em ter mais liberdade (é dinheiro que trabalha para e por você).

quadrante fluxo de caixa
quadrante fluxo de caixa

A imagem acima ilustra bem que nos dois quadrantes do lado esquerdo, o trabalho aumenta e o dinheiro é cada dia mais escasso e competitivo. Nas duas outras posições, na D e I, você ganha mais e o trabalho fica muito mais flexível .

Se você gosta de estar do lado esquerdo, sem problemas! De verdade. É uma questão de prioridades, do que você gostaria de ter para a sua vida. Mas se você sente-se desconfortável com o seu momento atual, se algo está incomodando e instigando a ir além da sua zona de conforto, saiba que existe a possibilidade de migrar da posição atual para outra.

Acho interessante reforçar que você não precisa sair de um quadrante por completo para estar em outro. Na realidade, a decisão de ir caminhando para uma posição de liberdade, como investidor ou dono do negócio, pode acontecer aos poucos.

Se agora, no final do texto, você notou que está na posição de empregado ou autônomo mas gostaria de ser dono de um negócio ou investidor, pode criar planos de ação e ir caminhando para outro lado.

banner livro renda fixa

Pode começar um pequeno negócio, como um e-commerce, por exemplo. Não é necessário uma grande quantia de dinheiro e você pode ir migrando pouco a pouco até desfrutar por completo dessa transição. O importante é chegar aqui, no final do texto, sabendo em qual posição dentro do quadrante você está. Afinal, você é E, A, D ou I?

Reflita se é nessa posição que gostaria de estar. O que você quer para a sua vida? Trabalhar ou deixar o dinheiro trabalhar para você? E, para finalizar, saiba que migrar de um quadrante para o outro é uma possibilidade real e que não precisa acontecer de uma hora para a outra pode ser gradual.

O maior erro é achar que precisa ficar em um quadrante para o resto da vida ou ter medo de migrar de lado e conquistar a sua liberdade financeira. Mas, se você chegou até aqui, acredito que não vá cometê-lo. Eu estou aqui para ajudá-lo. Comente aqui abaixo e me fale o que achou desse conteúdo.

Caso queira se aprofundar e para para o quadrante de Investidor baixe meu livro gratuito sobre Renda Fixa. E conte sempre comigo!

banner livro renda fixa

2 Comentários


  1. Olá José
    Já li os dois livros que me enviou gostei imenso mas terei de ler mais vezes
    pois há muito para aprender neles e agora vou abrir-me um pouco sou Portugues
    e já tenho 75 anos sou reformado mas necessito de ter mais dinheiro e penso que a minha vida se vai modificar com a sua ajuda um grande OBRIGADO
    Abraço Antonio Custodio

    Responder

    1. Olá Sr. Antonio. Fico feliz que o conteúdo tem ajudado.
      Conte sempre comigo! Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *